Queridos leitores,
Apresento a vocês a obra das psicanalistas Maria de Lurdes Souza Zemel e Luciana Saddi. O livro, da série O que fazer?, trata de alcoolismo, assunto da maior importância, pois sabemos que atinge homens e mulheres, adolescentes e idosos, de todas as classes sociais.
A notícia deste livro, escrito em linguagem acessível e apuro técnico, fez lembrar do mini conto, Paixão, que publiquei em meu livro Contos do Divã , São Paulo: Ateliê Editorial, 2007, e que compartilho com vocês agora.
Paixão
Três meses no hospital, internada no meio de psicóticas, bêbadas, prostitutas, ladras.
Alucinações, terror, gritos, a tremedeira, o desespero de nunca mais poder beber.
Mãe de filhos grandes, quase avó, envergonhava a família, caía na sala de visitas, dava vexame, debochava, cuspias no chão.
Morria de vergonha e de culpa também.
Três meses no hospital, internada no meio de psicóticas, bêbadas, prostitutas, ladras.
Voltou para casa, humilhada e limpa. O marido tinha preparado uma surpresa. Um grande bar, novo, tilintando de cristais reluzentes, taças e dezenas de garrafas de bebidas caras.
Um imenso vaso de rosas vermelhas.
Sinal de sua paixão.
* Sylvia Loeb, Paixão, In: Contos do Divã. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.
Sylvia Loeb é psicanalista e escritora. Visite seu site em sylvialoeb.wordpress.com , acesse sua página no Facebook: @SylviaLoeb ou escreva para o email [email protected]
Que marido solidário, esse, hahahah! Eu li este belo livro – Contos do divã! – e adorei! Cheio de vinhetas curtas e de ironias e de dramas da clínica cotidiana, ficcionalizados. E ainda com aquele excelente prefácio [posfácio ?] de Menezes [era isso? estará a memória me traindo?!]. Menezes, Menezes, o maior psicanalista vivo! Ótimo rever o miniconto inspirado e alcoólatra. Vamos tratar agora de conhecer o lançamento de Maria de Lurdes Souza Zemel e Luciana Saddi…
Zzzlot, marido solidário sim. Sabe que há muitos? E mulheres também. Uma conhecida minha fazia sobremesas maravilhosas para o marido diabético!
Menezes, saudades do Menezes!